Apesar do departamento financeiro ser o coração de uma empresa e ser o braço direito para ajudar na tomada de decisão na hora de escolher os novos rumos que um negócio deve seguir, muitas vezes cometemos alguns erros simples que poderiam ser facilmente captados, auxiliando na otimização dos resultados e melhora da saúde financeira da sua empresa.
Confira a seguir, algumas dicas para melhorar a gestão financeira e consequentemente ajudar a tomar decisões estratégicas mais eficientes para o seu negócio.
Automatizar a gestão financeira para reduzir processos
A automatização é uma das soluções que podem ajudar a reduzir processos, trazer mais agilidade nas rotinas administrativas, além de evitar falhas comuns que uma rotina elaborada por humanos podem conter. Além disso, permite que a empresa aloque seus recursos humanos para fazer atividades menos operacionais e mais estratégicas.
Existem diversas formas de automatização como ferramentas que geram boletos automatizados, emissões de notas fiscais, controle de entrada e saída de estoques, ferramentas de cobranças e muito mais.
Atribuir recursos para setores estratégicos para a sua empresa
Quando você tem uma boa gestão financeira, com certeza você terá dados disponíveis com uma visualização muito mais simples e objetiva, o que poderá lhe ajudar a tomar decisões mais adequadas. Exemplo disso é a possibilidade de verificar como cada departamento está performando. Desta forma, será possível distribuir recursos de acordo com as necessidades e objetivos da empresa.
Utilizar ferramentas para administração financeira
As ferramentas já fazem parte da rotina administrativa de muitas empresas e têm como principal função organizar as atividades administrativas. Os softwares de gestão podem te ajudar a fazer cruzamentos de dados mais complexos e implementar estratégias no mercado para reduzir custos, ou até mesmo aumentar os seus lucros com um novo negócio.
Fazer um planejamento financeiro
Embora seja uma dica bem simples, muitas empresas não organizam o seu planejamento financeiro. O ideal é que você tenha planejado pelo menos 12 meses de todas as suas atividades financeiras e futuros investimentos. Dessa forma, ficará mais fácil visualizar como sua empresa caminhará pelo menos pelos doze meses à frente. Este apoio à gestão pode ser obtido através de uma Controladoria terceirizada, melhorando o custo-benefício.
Terceirização Financeira
Redução de custos com funcionários e foco no seu core business são os principais benefícios de uma empresa ao terceirizar a sua gestão financeira. Sem contar que você terá profissionais de ponta que possuem toda a expertise para que o seu negócio decole. Também conhecida como BPO Financeiro, a terceirização financeira vem sendo adotada, cada vez mais, por micros, pequenas e médias empresas, que precisam de apoio nas finanças, porém não dispõem de muito capital para isso.
Enfim, a gestão financeira, quando realizada de maneira eficiente, pode determinar o sucesso de uma empresa, pois vai ajudar a visualizar melhor qual é a sua posição frente ao mercado, permitindo com que sejam tomadas decisões mais assertivas e mantendo a boa saúde financeira.