O sucesso de qualquer negócio depende de uma boa gestão financeira, pois quanto melhor ocorrerem as distribuições dos seus recursos, maiores serão as chances de trazer melhores resultados para a sua empresa.
Exatamente por este motivo, não é qualquer pessoa que pode atuar como administrador e nem fazer toda a gestão da sua empresa. Desse modo, esse cargo deve ser atribuído a profissionais com experiência e conhecimento de mercado para que a sua estratégia possa gerar impactos positivos para o seu negócio.
Para entender um pouco mais sobre como uma gestão financeira eficiente poderá lhe ajudar na tomada de decisões, vamos mostrar alguns elementos que ajudarão neste processo.
O que é gestão financeira?
Desde o início dos tempos as pessoas procuravam se organizar e se planejar para tornar o seu caminhar mais intuitivo e prazeroso. E se você parar para pensar, a gestão financeira tem exatamente este papel.
Isso porque a sua principal função é ajudar na criação de processos, métodos e ações que vão ajudar na análise, planejamento e controle de todas as atividades financeiras.
E é isso que vai fazer a sua empresa crescer, afinal de contas, quanto maior for o seu controle sobre os fatores internos, melhores serão as suas decisões frente às adversidades externas que poderão impactar o seu negócio. Além disso, você obterá insights para fazer um melhor uso dos recursos que a sua empresa já tem e prever o que poderá agregar maior valor ao seu negócio.
Entenda a relação entre gestão financeira e planejamento estratégico
Como a gente já viu anteriormente, o departamento financeiro vai ser responsável por organizar e estruturar a saúde financeira do seu negócio. Tudo isso porque o profissional da área vai manter todas as atividades financeiras organizadas. E isso é possível ao criar processos e rotinas para transformar os números em dados que facilmente podem ser analisados e revertidos em benefício para a empresa.
E é aí que o planejamento estratégico entra, pois, mantendo a gestão financeira de forma organizada, a empresa reduz as preocupações com prestações de contas e ajuda na visualização do quadro geral do negócio.
Dessa forma, o planejador estratégico consegue ter uma visão mais clara de onde precisa reduzir custos, assim como, prever onde é necessário aumentar os seus esforços. Isso também auxilia na tomada de decisões na hora de investir em novos negócios, com maior segurança na hora de calcular a margem de lucro. E, claro, declinar projetos que de acordo com a previsão tendem a gerar prejuízo.
Quando você tem um gestão financeira eficiente, fica mais clara a visualização da performance do seu negócio e você ganha um aliado estratégico, para acompanhá-lo e orientá-lo quanto ao que deverá ser feito para que sua empresa continue prosperando.