Uma outra pergunta poderá ser tão reflexiva quanto esta primeira. Pergunte-se: Por que eu tenho um contador e lhe pago regularmente?
Já ouvi diferentes respostas, como: Para não ter problemas com fiscalização. Porque eu não entendo de fiscal e contábil. Porque é obrigatório. E por aí vai…. Mas já ouvi também: Porque quero entender e analisar os resultados da minha empresa. Porque fazemos reuniões de fechamento e com base nisso tomo decisões. Porque gosto do suporte que minha contabilidade dá, para frequentemente melhorar meus processos internos e procurar alternativas para reduzir a carga tributária e ser mais competitivo.
Espero e gostaria de estar enganado, mas atualmente (e que já vem de muito tempo) a maioria das contabilidades trabalha concentrada como uma linha de produção de processamento de dados e informações, gerando guias de impostos, folhas de pagamentos, atividades de legalização (alvarás, cadastro em prefeituras, alterações societárias, abertura de empresas, etc.), relatórios contábeis e entrega de obrigações acessórias. Trabalhos estes de extrema e necessária importância, mas tendo como foco principal apenas o processamento e atendimento aos aspectos legais do negócio.
Muito tem se falado de contabilidade consultiva e de suporte à tomada de decisões, e o contador, juntamente com o financista (responsável pelo departamento financeiro da sua empresa) são os responsáveis diretos por estas atividades empresariais quando o assunto é relacionado aos números e resultados. Se você, empresário, já recebe um atendimento diferenciado e sua resposta está mais alinhada com as que dei na segunda parte dos exemplos, parabéns, tenho certeza que você tem foco em gestão e entende de finanças, ou tem um financista (funcionário ou empresa de BPO) competente, ou sua contabilidade é diferenciada e está focada em lhe apoiar de forma mais tática e estratégica, tanto quanto operacional.
Sei que neste momento alguns devem estar se perguntando: Ok, entendi, mas e no meu caso, que sou uma micro ou pequena empresa que trabalha com uma contabilidade online? Bom, neste caso, salvo alguma que eu ainda não conheça, o trabalho consultivo fica ainda mais distante, mas não menos importante, afinal de contas, as boas decisões é que farão a empresa alavancar, e como parte fundamental para as tomadas de decisões, os controles financeiros, apresentação de relatórios consistentes e projeções adequadas certamente servirão de alicerces para gerar mais clareza na hora de decidir quais serão os próximos passos.
O que fazer então, independentemente do cenário? Chamar todos para o jogo! A responsabilidade do sucesso ou fracasso sempre foi e será do empresário, então é hora de convidar os responsáveis internos e externos para que haja sinergia entre as áreas e que os números sejam apresentados e discutidos, isso certamente fará a diferença para o alcance de melhores resultados, afinal, é isso que importa.
Por Felipe L. V. Z. Oviedo