O que é mais importante para você empresário: sua saúde, família, dinheiro ou o tempo? Como são fatores que direta ou indiretamente estão interligados, não se discute o quão importante cada um deles é, e talvez os colocar em ordem de importância realmente seja algo complicado. Tenho a impressão que se fizéssemos uma pesquisa, teríamos várias alterações nessas ordens, afinal de contas é algo muito pessoal e talvez esteja ligado ao momento de cada pessoa.
No mundo dos negócios, sem obviamente desconsiderar os dois primeiros, poderíamos dizer que tempo e dinheiro possuem uma correlação? São variáveis diretamente proporcionais, ou seja, quanto mais tempo investido, mais retorno ou dinheiro? Aposto que a maioria dos leitores já ouviu a expressão “tempo é dinheiro” ou em sua versão “time is money” (que descobri em pesquisa on line ter sido originada pelo polímata Benjamin Franklin, 1706-1790).
O fato é que isso acaba gerando também uma série de pontos de vista, e também não queremos entrar nesta seara de conhecimento. O que não podemos deixar de observar é que existe uma relação entre os dois, não necessariamente ligado à quantidade, mas à sua aplicabilidade, objetividade, forma, direção, consistência, inteligência e por aí vai…. e estou falando do tempo. O tempo bem empregado e investido, considerando entre outras, as variáveis acima, certamente trarão mais retorno, de curto ou longo prazo (é o resultado que vai dizer), ou em algum momento apenas trarão retorno, e agora estou falando de dinheiro.
Existem algumas métricas para vincular tempo e dinheiro, seja pelo custo/hora de um funcionário, ou o valor/hora cobrado em uma prestação de serviços, e ainda a hora/máquina ou homem/hora quando falamos de um processo produtivo. E quanto custa ou vale a sua hora? Seria possível mensurar? Será que se dividirmos quanto você ganha com pró labore ou distribuição de dividendos pelo tempo investido no trabalho chegaremos a este número? Pode ser, mas o que quero aqui é convidá-lo a refletir sobre o tempo investido com a área financeira da sua empresa. Quanto tempo do seu dia, semana, mês, ano, você tem se dedicado? Esta é a sua atividade principal? Caso você invista tempo suficiente que poderia ser melhor empregado naquilo que está ligado ao propósito do seu negócio, como aumentar receita e atender melhor os clientes, e que você possa investir apenas alguns minutos com finanças, apenas analisando resultados em uma rápida e intuitiva análise de resultados, faria sentido para você?
Enquanto você se pergunta, nós temos certeza que é possível e isso que nossos clientes estão fazendo, investindo o tempo de maneira inteligente naquilo que realmente importa, seja na vida pessoal ou profissional (que na verdade é uma só, lembre-se, estão interligadas) e de uma forma, na maioria das vezes, nunca antes experimentada. Pense nisso e repense a gestão do seu negócio, passe a investir melhor o seu tempo.