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Muitos empresários se perguntam qual é o faturamento mínimo que precisam realizar para que tenham lucro em suas operações, e de fato é uma excelente pergunta, afinal, o dinheiro que entra não é lucro, é apenas receita, e desta receita deverão ser deduzidos impostos, custos, despesas e outros encargos provenientes da manutenção do negócio, para só então saber se há lucro ou não.

O Ponto de Equilíbrio (ou Break Even) é o ponto em que a empresa está no “zero a zero”, ou seja, é o ponto em que o lucro é zero, e a partir deste ponto, qualquer faturamento adicional passará a gerar lucros.

Este número mágico pode ser variável e depende de vários fatores, como área de atuação das atividades econômicas, margem de lucro do negócio, oscilações das despesas fixas e variáveis, entre outros.

Saber e acompanhar o ponto de equilíbrio, bem como entender o tempo médio para seu atingimento dentro de cada mês é de extrema importância e se torna um indicador de desempenho que suporta tomadas de decisão, afinal, reduzir o tempo médio do atingimento desta meta certamente tornará a empresa mais saudável e com melhores resultados.

As decisões para melhoria deste e outros indicadores de desempenho seguirão no sentido de aumentar receitas e reduzir despesas, de maneira inteligente e com preservação à eficiência e qualidade daquilo que se entrega aos clientes.

Uma boa alternativa é repensar aquilo que pode ser terceirizado na empresa para ganho em todas estas frentes, afinal poder contar com um parceiro de negócios, especialista em determinada área e ainda reduzir custos para ganho de performance é sinônimo de inteligência e visão de negócio. 

Você sabe qual é o ponto de equilíbrio da sua empresa? Quanto tempo em média é necessário para atingir este ponto? Quais ações estão sendo tomadas para melhorar esta performance?

Saber aplicar na prática o conteúdo desta publicação pode salvar a vida financeira de sua empresa. Conte conosco para analisar as finanças do seu negócio.

Por Felipe L. V. Z. Oviedo

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