Optar por terceirizar as rotinas financeiras da empresa não é uma decisão fácil. No entanto, há alguns questionamentos que você pode fazer para obter respostas que irão ajudar na sua tomada de decisão.
Veja três deles:
1. Seus funcionários negligenciam suas atividades originais para dedicar parte do tempo às questões financeiras de sua empresa?
Você sabe que nem sempre a questão é relacionada a dinheiro. Não diretamente, pelo menos. Mas, se tem funcionários cujos cargos não são formalmente do setor, envolvidos nos processos financeiro, isso pode estar prejudicando outras áreas, projetos ou processos da empresa.
Baixa produtividade, atrasos em entregas, retrabalhos…tudo isso afeta o bom andamento dos processos da organização, mesmo que seja apenas um funcionário deslocado para tarefas do financeiro (e mesmo que seja temporariamente).
Outro caso bastante comum é o gestor se envolver quando há alguma questão financeira para resolver e deixar de dar atenção ao negócio principal para tentar ajudar o financeiro. Grande erro, pois compromete todo sistema produtivo e estratégico da organização.
Então não mexa na estrutura já existente dos cargos. Deixe cada um em sua função e contrate um BPO financeiro — a terceirização.
2. Quanto dinheiro você está perdendo?
Processos mal estruturados, cobranças deixadas de lado, atrasos no faturamento e outras inúmeras situações podem fazer sua empresa perder dinheiro. Pode não parecer, pois isso acontece de forma silenciosa — quando perceber, o estrago já foi feito.
Sem contar que, muitas vezes, algumas cobranças ficam de lado porque o gestor ou funcionários responsáveis por elas têm uma relação pessoal com o cliente, e acaba dando um jeitinho de esperar alguns dias (ou semanas!). Isso sai totalmente da previsão de entradas e acaba atrapalhando o fluxo de caixa.
A solução? Deixe que terceiros faça essas cobranças administrativas e gestão de contas a receber.
3. O fluxo financeiro flui e atende às demandas de sua empresa?
O fluxo de caixa aponta ao responsável quais as melhores formas de utilizar a capacidade de recursos financeiros da empresa. No entanto, se não houver uma análise precisa e atenção às oportunidades, elas passam sem que o financeiro perceba.
Um exemplo: se a empresa tem recursos para pagar contas à vista ou com antecedência, ela consegue bons descontos?
Além disso, pense se sua empresa tem uma boa reserva que garanta o pagamento de alguns fornecedores sem que dependa do faturamento de um cliente.
Você tem acesso a essas informações de forma precisa, ágil e rápida?
Caso essas perguntas tenham gerado dúvidas ou se você não conseguiu respondê-las rapidamente por falta de acesso a algumas informações, esse é o momento para analisar como está sua gestão financeira e considerar a terceirização do financeiro de seu negócio.
Vamos conversar sobre isso? Entre em contato conosco!